O Que A Cera de Ouvido Pode Indicar Sobre Sua Saúde

Conheça um pouco mais sobre o que a cor da cera de ouvido pode informar sobre sua saúde. Existem 8 fatores que devem ser observados atentamente, veja abaixo:

Cera de Ouvido: Uma Proteção Natural

Cera de Ouvido

Cera de Ouvido

Faz parte de nossa rotina de higiene limpar os ouvidos de vez em quando. No entanto nem todos sabemos que a cera de ouvido tem uma função protetora e também pode indicar o estado de nossa saúde. Com a ajuda de um cotonete você pode verificar a cor da cera do seu ouvido.

Neste artigo explicaremos o que significa, mas antes de começar: o que exatamente você sabe sobre o ouvido humano?

Ele é uma parte importante do corpo que permite às pessoas ouvir o que está acontecendo ao seu redor, certo? Mais ainda é muito mais… Ele também é o órgão responsável pelo equilíbrio de nosso corpo, você sabia?…

Além disso, os ouvidos são muito mais limpos do que você pensa. A cera não é uma sujeira que você deva se livrar regularmente, pelo contrário, é uma espécie de proteção. Ela mantém o canal auditivo lubrificado e portanto evita que as orelhas cocem, além disso, impede que diferentes poluentes entrem no ouvido interno.

Ainda mais surpreendentemente, essa substância possui propriedades antibacterianas. Nosso corpo é um mecanismo inteligente. Você sabia que quando nós mastigamos o movimento empurra a cera para a parte externa da orelha e desta forma suas orelhas se auto limpam?

E agora vamos ver como a cor da cera de ouvido pode indicar o seu estado de saúde.

Cor da Cera de Ouvido

Cor da Cera de Ouvido

1- Cera de Ouvido de Cor Cinza

Se a cera for cinza sem outros sintomas, não há nada com que se preocupar. Pode parecer bastante incomum e assustadora, mas provavelmente é apenas pó. Esta cor é normal para os moradores da cidade por causa da poluição do ar.

Se você notar tal cor a cera está conseguindo proteger sua orelha interna de qualquer coisa que não deva entrar no canal auditivo. Mas se, juntamente com a cera você tem coceira, tem pele seca ou descamando dentro do canal auditivo pode ser um eczema seborreico. Consulte seu médico imediatamente.

2- Cera de Ouvido com Traços de Sangue

A cera de ouvido mais velha pode parecer mais escura e ter uma aparência semelhante ao sangue.

No entanto se você notar traços de sangue ao limpar os ouvidos, isso pode indicar que seu tímpano está perfurado e isso é motivo de preocupação.

O tímpano funciona como uma barreira natural que impede que germes e bactérias entrem no seu ouvido interno. Em caso de dano, seus ouvidos podem ser afetadas por infecções, o que pode levar a uma otite, e consequentemente, diminuir a audição.

É por isso que é melhor consultar um médico e tomar algumas precauções. Apenas lembre-se você é suficientemente cuidadoso?

Nessa situação, não há motivo para entrar em pânico: um tímpano rompido se cura sozinho apenas precisa de algumas semanas.

3- Cera de Ouvido de Cor Marrom

Você sabe onde a cera de ouvido é produzida? O órgão responsável são as glândulas apócrinas.

Se a quantidade de cera é excessiva e de cores mais escuras, pode indicar que seu corpo passou por um momento muito estressante. É assim que as glândulas apócrinas reagem ao medo ou ansiedade.

Você pode comparar com a transpiração quando se sente desconfortável ou nervoso. É por isso que, se você notar essas mudanças na cera da orelha, você deveria tentar passar alguns dias em um ambiente calmo e tranquilo.

4- Cera de Ouvido de Cor Preta

Cera de ouvido preta? Soa realmente terrível! Não há motivos para alarme. Se isso acontecer apenas uma vez, não há nada com que se preocupar, pode apenas indicar que ficou em seu ouvido por um período bastante longo.

Este fenômeno tem uma explicação científica. A cera contém gorduras. Quando elas reagem com o oxigênio escurecem. E quanto mais tempo permanecerem no ouvido, mais serão expostas a oxigênio e mais escura se tornarão.

No entanto, se o seu ouvido está comichando e a coceira torna-se mais forte você deve consultar um médico. Neste caso, a cor preta da cera pode significar uma infecção por fungos.

5- Cera de Ouvido de Cor Branca

A cera de ouvido branca, seca e escamosa é bastante comum. Pode indicar a presença de um gene recessivo.

A propósito, há também uma tendência de que o corpo de pessoas com esse tipo de cera de ouvido, tenha menos odor que o de pessoas com cera de ouvido escura.

Além disso, quase 100% das pessoas da Coreia e do norte da China tendem a ter cera seca e leve.

Se você não nasceu em nenhum dos lugar recém mencionados, a cor branca de sua cena pode significar que é uma falta de vitaminas e microelementos no seu corpo, especificamente ferro e cobre.

É por isso que recomenda-se adicionar feijão e aveia a sua dieta. Uma suplementação de vitaminas também não seria prejudicial.

6- Cera de Ouvido com Cheiro Desagradável

Se houver um cheiro forte e desagradável proveniente da sua cera, pode significar uma infecção dentro de sua orelha média, um tímpano obstruído ou cera compactada.

Outro problema pode ser água presa no canal da orelha. Pode levar à inflação ou uma infecção bacteriana.

Além do cheiro, você também pode ouvir um barulho, sentir seus ouvidos estalarem de vez em quando. Se você tem estes sintomas, não hesite em consultar um médico especialista.

Nunca tente tirar a cera com o mau cheiro sozinho. Se você começar a mexer no ouvido que já está infectado, você irá piorar a situação. Pode resultar em algo tão ruim quanto um tímpano rompido.

7- Cera de Ouvido Liquida

Cera de Ouvido Liquida

Cera Liquida

De tempos em tempos a cera do ouvido escorre do canal auditivo. É um mecanismo natural de limpeza da orelha executado pelo seu corpo.

Mas se a quantidade de substância for superabundante ou a consistência da cera tenha mudado recentemente, ela pode indicar o início de um processo inflamatório.

Se, além disso, houver vazamento de sangue também, há uma grande chance de seu tímpano estar perfurado. Em caso afirmativo, é hora de marcar uma consulta com um especialista.

8- Cera de Ouvido Seca

A explicação mais fácil para uma cera secar na orelha é a falta de gorduras no corpo. Além disso, a razão pode ser uma dermatite e outras doenças da pele que podem tornar sua pele seca.

De qualquer forma, exceto em casos extremos, essa cera de ouvido não é motivo para pânico. No entanto, você pode começar a se preocupar em caso de bloqueio ou obstrução do canal auditivo. Então consulte um médico se você tiver os seguintes sintomas:

  • sensação de ouvido cheio ou obstruído;
  • dor;
  • odor ou coceira desagradável;
  • sensação de sua orelha estalar;
  • deficiência auditiva ou diminuição da sensibilidade auditiva;
  • tosse.

Todos esses sinais podem indicar um sério problema de acúmulo de cera.

No entanto um médico pode dissolver todas as suas preocupações, por isso não procrastine, marque uma consulta.

Se seus ouvidos tendem a produzir uma grande quantidade de cera você pode tomar algumas medidas preventivas.

Pode usar produtos que suavizam a cera. Pode ser óleo mineral ou de bebê ou gotas específicas para as orelhas: apenas algumas gotas uma vez por semana ajudará a cera a sair com facilidade.

Outra maneira de cuidar dos seus ouvidos é comprar um kit especial para lubrificação em casa: siga as instruções passo a passo precisamente.

O que você não deve fazer, para evitar problemas com seus ouvidos:

Não Tirar Cera de Ouvido Com Cotonete

Não Tirar Cera de Ouvido Com Cotonete

Não colocar objetos pontiagudos no seu canal auditivo: Eles só irão empurrar a cera mais para dentro da orelha. Além disso, pode resultar em um trauma na parede do canal ou no tímpano.

Diga não às velas de ouvido: Esta prática de medicina alternativa costuma afirmar que acender uma ponta de uma vela oca e colocar a outra ponta no canal auditivo melhora a sua saúde. Então, que isso fique bem claro: é perigoso.

E Agora Três Fatos Interessantes Sobre os Ouvidos

  • 1 – O ouvido interno é responsável pelo equilíbrio do seu corpo. Se for danificado, a pessoa experimenta uma sensação de “carrossel” sem fim.

Pode parecer divertido durante os primeiros cinco minutos, mas logo se transforma em um pesadelo.

  • 2 – Sua orelha funciona mesmo enquanto você está dormindo. Ela continua captando os sons. Por que você não acorda então?

O cérebro bloqueia os ruídos para deixar seu corpo descansar. As pessoas que não despertam mesmo que você atire com um canhão na sala ao lado, talvez tenham um cérebro muito zeloso.

  • 3 – Suas orelhas são peludas por dentro. Nós não estamos lhe pregando uma peça.

A parte interna da orelha é coberta com mais de 20 mil células ciliadas. Elas têm um papel crítico: essas células transmitem o som para o cérebro.

Esperamos que este artigo tenha respondido a algumas de suas perguntas.

Curta e compartilhe este artigo para mais pessoas ficarem conhecendo sobre o assunto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.