Qual a Diferença Entre Tontura e Vertigem? Saiba Aqui!

Hoje vamos falar sobre as diferenças entre tontura e vertigem. Esse é um tema muito importante: dois sintomas extremamente frequentes, muito relacionados e que a maioria das pessoas confundem.

Tontura e Vertigem

E confundem muito, inclusive até os médicos mesmos, chegam a confundir.

Então, existe muita dúvida com relação a esse tema, porque a diferença entre tontura e vertigem é muito pequena, ou seja, toda vertigem é tontura, mas nem toda tontura é vertigem.

Para que você não mais confunda esses termos, vamos apresentar as diferenças entre tontura e vertigem.

Diferenças entre tontura e vertigem

O que é Vertigem

Vertigem

Vertigem

A vertigem é o tipo mais conhecido de tontura. O indivíduo sente que está rodando, ou que o próprio ambiente está girando ao seu redor.

Existem mais de 300 quadros clínicos que podem ser os causadores da vertigem, mas 95% deles são provenientes de problemas no ouvido.

A vertigem pode vir acompanhada de náuseas, vômitos e perda de equilíbrio e os sintomas podem piorar ou melhorar, dependendo da posição em que o paciente se encontra.

Quando o indivíduo se levanta rapidamente há uma queda momentânea da pressão arterial, o que causa a tontura, agravando assim a sensação de estabilidade, de equilíbrio.

Em torno de 20 a 30 por cento da população mundial é diagnosticada com esse problema, que atinge na sua maior parte, as mulheres e os idosos.

O que é Tontura

Tontura

Tontura

Tontura é um termo mais abrangente, mais inespecífico. Então, um mal-estar, a sensação de que vai desmaiar, sensação de pressão baixa e escurecimento visual, uma zonzeira inespecífica: tudo isso é tontura.

A tontura pode ser causada por uma alteração cardíaca, anemia, alteração endócrina, dias muito quentes, ficar sem comer: tudo isso dá uma sensação estranha na mente.

A tontura pode rodar, mas pode também não rodar; quando roda é quando a gente chama de vertigem.

A vertigem um tipo específico de tontura. Quando a tontura é rotatória denominamos de vertigem.

É uma sensação de que o mundo gira ao seu redor ou a sensação de que o seu corpo está girando em relação ao ambiente.

Tontura e Vertigem

Então, se rodou ou oscilou, já pode chamar de vertigem. Isso é muito importante porque a vertigem quase sempre inclui processo como um labirinto, o sistema vestibular, o nervo e regiões específicas do cérebro.

Já a tontura não, ela pode ser uma questão de pressão baixa, mal estar, ficar muito tempo sem se alimentar, etc.

Tontura é um termo amplo,mais abrangente e vertigem é um termo específico e relacionado à rotação, ela é um tipo de tontura.

Então, é mais fácil a gente aprender que, se rodou é vertigem e não tontura.

A tontura pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, inclusive em crianças, porém é mais comum em mulheres e idosos.

Algumas doenças que causam vertigem, como a vertigem posicional, doença de Mènière, acontecem mais em mulheres, por causa da questão hormonal que também dá uma tendência maior às vertigens.

Se você quer realmente acabar com seus problemas de tontura e vertigem, eu recomendo o método Vencendo a Vertigem, um método de tratamento 100% natural, sem efeitos colaterais que já ajudou centenas de pessoas a eliminar sua tontura e  vertigem em pouco tempo.

Para saber mais sobre o método Vencendo a Vertigem, assista o vídeo abaixo.

Comprar Agora

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.