Dicas Como Ter Uma Vida Saudável Naturalmente

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Para ter uma vida saudável, o primeiro passo é começar fazendo uma reeducação alimentar, ou seja, devemos evitar ou até mesmo eliminar alguns alimentos de nosso cardápio.

Vida Saudável

Vida Saudável Naturalmente

Neste artigo vamos passar algumas dicas que servem de roteiro para iniciar essa jornada diária.

Por que a alimentação é importante para ter uma vida saudável?

À medida que envelhecemos gerenciar o peso adequadamente torna-se cada vez mais difícil, por isso obter o equilíbrio certo com alguns tipos de alimentos irá melhorar a sua sensação de bem-estar, ao mesmo tempo, reduzir o risco de desenvolver diversas doenças, como distúrbios do equilíbrio, por exemplo.

Sabia que o excesso de peso altera o centro de gravidade do corpo e isso influencia no equilíbrio, ocasionando tonturas, vertigens e quedas, principalmente nas pessoas idosas? 

Como ter uma alimentação saudável?

Tente ter uma abundância de alimentos ricos em amido, como arroz, pão, massas, batatas, cereais, inhame e batata-doce. Procure comer uma variedade destes alimentos sempre que possível, de preferência integrais (arroz, massas).

Procure consumir cinco porções de frutas e verduras diariamente. Consuma uma quantidade moderada de produtos lácteos e dê preferencia a suas variações com baixo teor de gordura .

Alimentos que possuem quantidade elevada de gordura, sal e açúcar devem ser evitados ou consumidos com moderação.

Alimentação saudável

Alimentos Saudáveis

Alimentos Saudáveis

Para ter uma alimentação saudável, consuma alimentos com baixo teor de gordura e com baixa caloria, incluindo frutas e legumes.

Ao comer mais frutas e legumes, em vez de alimentos ricos em gorduras e açúcares, vai ajudar significativamente chegar ao seu peso saudável, estabilizando o centro de gravidade do corpo e manter o equilíbrio do mesmo.

Os cereais integrais, as amêndoas, as frutas vermelhas, as hortaliças, as leguminosas, são alguns dos alimentos considerados saudáveis e portanto benéficos para quem tem problemas de tonturas e vertigens.

Alimentos Benéficos Para Uma Vida Saudável

Estes são alguns dos alimentos considerados muito bons, pois além de serem mais saudáveis, seus componentes ajudam bastante no combate a diversas enfermidades.

  • Arroz integral

  • Batata doce

  • Cebolas

  • Alho

  • Aipo

  • Peixes oleosos: Salmão, sardinha, cavala, arenque (não enlatado ou defumado).Os peixes de água fria contêm muito óleo anti-inflamatório Ômega-3.

  • Feijões e legumes

  • Carne de Cordeiro

  • Frango e peru (de preferência orgânico)

  • Nozes e Castanhas, exceto avelãs e amendoim.

  • Sementes de linhaça, girassol, abóbora, sésamo, cânhamo, chia, etc.

  • Chá verde, como substituto do chá preto e do café

  • Tofu e produtos de soja, como alternativa à carne

  • Bagas. Todas as bagas frescas, especialmente cerejas frescas, que devem ser comidas em abundância diariamente.

  • Sucos naturais e frescos de frutas e vegetais. Sucos caseiros são os melhores, se você tiver tempo faça você mesmo.

  • Gengibre e Cúrcuma (na sua forma natural). Ambos são usados há séculos devido aos seus poderosos efeitos anti inflamatórios e contra náuseas.

  • Azeite (extra virgem). Use como alternativa ao seu óleo de cozinha normal, se você tiver que fritar qualquer coisa.

  • Evite frituras ao máximo.

  • Sal marinho com moderação

  • Beba bastante água. Tente beber pelo menos 4 a 8 copos de água por dia.

Alguns alimentos e suas propriedades

Alimentos Integrais

São ricos em fibras e atuam no funcionamento intestinal, inibindo as toxinas, eliminando as impurezas do organismo. Exemplo: cereais integrais(trigo, arroz,cevada).

Folhas Verdes

São antioxidantes combatendo os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Água de Coco

Além de repor o organismo com líquido, possui potássio, sais minerais e reduz as toxinas.

Maçã

A maçã é rica em vitaminas, sais minerais, fibras e quercitina ( um flavanóide).

Salmão, Sardinha e Atum

São peixes ricos em óleo Ômega-3 e proteínas que só fazem bem ao organismo.

Banana 

A banana além de ser uma fruta saborosa, possui potássio. O potássio é essencial para ajudar seu corpo a manter os seus níveis de fluídos e eletrólitos. Você encontra potássio nos seguintes alimentos: suco de laranja, batata, água de coco, entre outros.

Frutas Vermelhas

Riquíssimas em vitaminas A e C, são também antioxidantes que combatem os radicais livres e fortalecem os vasos sanguíneos. Exemplos: morango, framboesa, amora, mirtilo (blue berry), cereja.

Azeite Extra Virgem

Deve ser usado em substituição ao óleo de cozinha no caso de fazer frituras. As frituras devem ser evitadas.

Estes são apenas alguns dos alimentos que você poderá incorporar ao seu cardápio para ter uma vida saudável, com mais saúde, disposição e jovialidade.

Exercite-se! Pratique exercícios físicos regularmente

Os exercícios físicos também são essenciais para uma vida saudável. Após a reeducação alimentar é imprescindível adicionar também as atividades físicas a sua vida diária.

Pratique algum tipo da atividade física, pois é uma das melhores maneiras de perder peso e manter a forma.

Há vários tipos atividades e esportes que você pode praticar e lhe ajudar na perda de peso.

Ser fisicamente ativo não é apenas uma boa maneira de perder peso, mas também mantém você em forma e saudável.

Procure praticar atividades que sejam adequadas ao seu dia a dia, como andar de bicicleta, dançar, jogar futebol, ginástica, caminhar/correr, ioga…

Há pessoas que preferem uma caminhada rápida, outros uma corrida suave ou até mesmo uma aula de ginástica ou de dança. Somos todos diferentes, por isso aconselho escolher algo que lhe seja agradável e possa ser inserido no seu dia a dia.

Caminhar é uma atividade que exige bastante da musculatura do corpo todo e não requer muitos equipamentos. Apenas para nos mantermos de pé são utilizados 300 músculos do corpo.

Manter a hidratação também é fundamental. Quando for caminhar leve sempre a sua garrafa d’água com você e beba goles pequenos em prazos também pequenos.

Desenvolva esta atividade pelo menos três vezes por semana para maximizar os seus efeitos e você verá que manter uma vida saudável não é tão difícil.

Lembrando: Antes de praticar qualquer atividade física, procure orientação médica para fazer uma avaliação de sua saúde.

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