Azia – Como Combater a Pirose Com Produtos Naturais

Azia dói, principalmente se o tratamento for excessivo também com uso das bombas de prótons IBPs).

Esta foi a conclusão de uma recente coletânea de estudos da revista Archives of Internal Medicine, que examinou os riscos dos inibidores da bomba de prótons (IBPs), medicamentos poderosos que impedem a produção de ácido no estômago.

Azia

São eficazes, entretanto podem ser perigosos se usados em excesso. Noventa por cento do tratamento da azia devem corresponder à alimentação. Apenas 10% devem ser feitos com medicamentos, como Prisolec e Prevacid.

Os pesquisadores verificaram que pacientes internados que tomaram um desses medicamentos tiveram maior chance de sofrer infecção por Clostridium difficile, uma perigosa superbactéria.

Nas mulheres mais velhas, o uso a longo prazo aumenta a probabilidade de sofrer fraturas. E estudos anteriores mostraram que fica mais provável ter pneumonia.

O Que Fazer Para Combater a Azia

Comece com medicamentos menos poderosos: antiácidos (como Estomazil) e bloqueadores de acidez (como Tagamet).

Não se esqueça da mudança de estilo de vida, como emagrecer e adotar refeições menores, ou seja, é muito importante fazer uma reeducação alimentar.

A sensação de queimação no esôfago é variável. Então o  ideal é que a pessoa faça testes com alimentos que está acostumada a comer para saber o que desencadeia a azia”, diz o nutricionista Rodrigo Vilhena, do Rio de Janeiro.

De qualquer forma, alimentos gordurosos, cítricos ou condimentados devem ser evitados, além disso, devemos mastigar corretamente os alimentos a fim de auxiliar a digestão dos mesmos.

Alguns “remédios” caseiros podem ajudar a aliviar a azia. Os favoritos são:

Gengibre

Chá de Gengibre para Azia

Chá de Gengibre

É um calmante do estômago. Experimente um pedacinho de gengibre cristalizado ou uma xícara de chá de gengibre.

Para fazer o chá, rale a raiz, deixe em infusão em água quente e coe.

Mostrada

Algumas pessoas dizem que uma colher de chá de mostarda amarela alivia os sintomas da queimação. “Mas cuidado! O que funciona para uma pessoa pode não fazer bem a outra”, alerta Rodrigo.

Amêndoas

amêndoas-para-combater-a-azia-

Mastigue duas ou três após as refeições. Isso vai aliviar a sensação de ardor/queimação.

Carqueja

Tomar 3 xícaras de chá de carqueja durante o dia estimula as células hepáticas, aumentando a produção da bile e favorecendo a digestão de alimentos gordurosos.

Espinheira Santa

Espinheira santa

Recomenda-se tomar de 3 a 5 xícaras de chá de espinheira santa, principalmente em dias de crise de azia. A espinheira santa age como anti-inflamatório e é muito eficaz contra a azia.

Recomendações Finais Para Azia

Então, se você quer realmente acabar com seus problemas de azia, a primeira coisa que deve fazer é eliminar alguns alimentos de sua dieta.

Se ainda assim,  persistirem os sintomas o mais indicado é procurar a orientação de um médico especialista. Só um médico poderá recomendar o tratamento adequado. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.